atividades esportivas - Vôlei
1º CAMPEONATO DE ESPORTES DE AREIA - MASCULINO
Regulamento Técnico de Vôlei de Praia – Masculino, Misto e Feminino A competição de Voleibol de Praia será regida pelas regras oficiais em vigor no país, da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), versão Voleibol de Praia 2×2, salvo os dispostos contidos neste regulamento técnico. Forma de disputa de todos contra todos, classificando os 4 primeiros para as semifinais e finais. (1º x 4º e 2ºx 3º) vencedores fazem as finais e perdedores disputa de 3º e 4º . 1) A competição será disputada nas categorias feminina, mista e masculina, com idade mínima de 14 anos. Será obrigatória a inscrição de 2 (dois) atletas. 2) Os sets são disputados até 21 pontos (exceto no set de desempate que será disputado até 15 pontos). 3) O sistema de disputa será de dois sets vencedores. 4) Vencerá um set, exceto o 3º set por seu caráter decisivo, a equipe que primeiro alcançar a marca de 21 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate em 20 x 20, o jogo continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (22 x 20, 23 x 21; …). 5) No caso de empate em sets por 1×1, o 3º set, de caráter decisivo, será jogado até que uma das equipes alcance a marca de 15 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate em 14 x 14, o jogo continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (16 x 14, 17 x 15; …). 6) Independente do sistema de disputa, a pontuação correspondente em cada partida será: a) 03 (três) pontos para a equipe vencedora. 6.1) Caso a partida seja definida pela disputa de apenas um set, o sistema de pontuação será de 03 (três) pontos para a vitória e 00 (zero) ponto para a derrota. 7) O sistema de desempate adotado nas fases que forem disputadas pelo sistema de rodízio será o seguinte: a) Confronto direto (utilizado somente no caso de empate entre 02 equipes); b) Sets average nos jogos entre as equipes empatadas (divisão dos sets vencidos pelos sets perdidos, classificando-se o maior coeficiente); c) Pontos average nos jogos entre as equipes empatadas (divisão dos pontos marcados pelos pontos sofridos, classificando-se o maior coeficiente); d) Sets average em todos os jogos do grupo na fase (divisão dos sets vencidos pelos sets perdidos, classificando-se o maior coeficiente); e) Pontos average em todos os jogos do grupo na fase (divisão dos pontos marcados pelos pontos sofridos, classificando-se o maior coeficiente); f) Sorteio. 7.1) Quando três ou mais equipes empatarem em número de pontos, deverão ser aplicados os critérios constantes nas letras b, c, d, e, f, sucessivamente e em ordem eliminatória. 8) Cada equipe terá direito a 1 (um) pedido de tempo de 1 (um) minuto por set, o qual deverá ser solicitado pelo capitão ou técnico da equipe. 9) Os participantes deverão utilizar uniformes constituídos de: camisetas idênticas (preferencialmente números 1 e 2) e shorts, shorts/saia e/ou legging (preferencialmente iguais). 10) Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos apenas para o 1º jogo da rodada, ficando os demais para o horário programado em tabela. 11) A equipe declarada incompleta para o set ou para a partida perderá o set ou a partida. A equipe adversária receberá os pontos ou sets necessários para vencer o set ou a partida. A equipe declarada incompleta manterá seus pontos e sets ganhos até o momento da declaração. 12) Em caso de W x O (não comparecimento de uma das equipes para a partida), a equipe adversária terá seu placar final do jogo como 2×0, em sets, parciais de 21×0 em cada set (ou 1×0 em casos de partidas em set único). 12.1) Caso o W x O ocorra nas fases eliminatórias, não será permitida a ascensão de equipes eliminadas nas fases anteriores. 12.2) Em caso de eliminação, todos os placares anteriores ao W x O serão revertidos para 2 x 0 para as equipes adversárias. 13) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.