Prodígio Lageano nas Águas

Bruno Leite 
Prodígio Lageano nas águas 
Há dez anos nadando e há oito competindo, já são seis troféus e mais de 150 medalhas conquistadas. Mas o foco do nadador Lageano Bruno Arruda Leite, 17 anos, não são os prêmios e sim superar cada vez mais sua marca nas piscinas. 
Morador do bairro Vila Nova, Bruno faz natação desde os seis anos de idade. Começou por incentivo dos pais, que não sabiam nadar, mas principalmente seu pai o motivou bastante para seguir no esporte. Após o falecimento do pai, no mesmo ano em que entrou para a natação, Bruno colocou como objetivo: orgulhar esta “herança” paterna. 
Para isso, o nadador treina diariamente, nos intervalos entre as competições, para chegar na raia e dar o seu máximo. Integrante da equipe do Clube Caça e Tiro, Bruno representa tanto o Clube quanto Lages e a Associação Serrana de Natação (Asena). 
Em setembro, por exemplo, foi destaque na 29ª Edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Florianópolis, ganhando quatro medalhas de ouro. 
O atleta conseguiu o ouro nos 100 metros livre, nos 50 metros costas, nos 200 metros medley, e nos 200 livre consagrou-se novo campeão e recordista. 
O jovem é concentrado e determinado. Pensa em cada etapa de sua carreira, mas seu objetivo lá na frente é integrar a Seleção Brasileira. Este objetivo ele sabe que pode levar algum tempo, mas não desiste e foca no agora, para chegar cada vez mais perto do sonho. 
Por isso está concentrado nas próximas competições até o fim do ano, entre elas o Campeonato Brasileiro de Clubes, em João Pessoa (PB). Em novembro disputa os Jogos Escolares da Juventude e na sequência os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). 
OS TREINOS 
Bruno ressalta que a natação é diferente de todos os esportes, por que os esforços físicos não ficam somente na água. 
Por isso reconhece que sem treino não chega a lugar algum. Além dos treinos, ele faz um acompanhamento nutricional, além de suplementação física. E o grande responsável por puxar o desempenho do atleta é o treinador Vander Manoel Gonsales. 
Ele treina a equipe do Caça desde 2001. Por isso, desde que Bruno entrou na natação, ele prepara o garoto. Durante o treinamento, Vander não dá moleza. Tanto é que o próprio Bruno leva consigo um lema do treinador: “Sofra no treino para sorrir na competição”. Pois um deslize durante o treino faz com que o atleta pague caro nas competições. 
Vander destaca que o grande diferencial do atleta é seu foco. “Ele sabe aonde quer chegar”, enfatiza. Não que os outros nadadores da equipe – composta por 40 atletas- não se destaquem também, mas evidencia que Bruno está sempre numa constante evolução, dando o seu melhor.

RESULTADOS
Como resultado desses esforços, Bruno mostra uma evolução gradativa. Em abril, numa prova de 200 metros livres, o lageano fez a marca de 1’ 52”30, já na última competição, obteve 1’51’00. E nos 100 livres também, 51”90 em abril, e 51 segundos cravados na última competição. São feitos, que para Vander, fazem a diferença para um atleta de apenas 17 anos. 
À medida que melhora os tempos nas modalidades, vai habilitando Bruno para as competições nacionais, as quais ele ainda não participou. O objetivo de Vander é colocar o jovem com o melhor tempo nos 200, 100 e 50 metros livres. Mas o principal é o 200, que lhe oportuniza as competições brasileiras como Maria Lenk e Troféu José Finkel, os dois principais campeonatos do país, em estilo absoluto, ou seja, só os melhores competem. 
Para chegar ás competições, sejam regionais ou estaduais, Bruno conta com o apoio das empresas lageanas que o patrocinam como Leão Artefatos de Concreto, ASP Softwares e a Suplement Store Sportwear. Além delas, o Clube Caça e Tiro, a Asena e a Fundação Municipal de Esportes repassam um valor mensal á equipe. 
Rotina e Futuro Profissional
Bruno está no segundo ano do ensino médio. Mas já pensa no que quer fazer após a escola : “Engenharia de Produção”, além de se estabelecer como atleta profissional. Ele destaca, também, que nem tudo são conquistas e glórias na rotina de nadador. Há momentos de cansaço, como qualquer outra atividade, mas ele conta nessa hora com o apoio da mãe, da namorada e do treinador. “São os três que me erguem”, conclui.

Prodígio Lageano nas Águas
Prodígio Lageano nas Águas
Fonte: CLUBE CAÇA E TIRO
esporte
Clique aqui e fique por dentro de todas as notícias no esporte do Clube Caça e Tiro
social
Clique aqui e saiba tudo que acontece nos eventos do Clube Caça e Tiro