REGULAMENTO GERAL
Categoria Master
I – FINALIDADE
Art. 1º - Este regulamento é o conjunto de disposições que regem o Campeonato Interno de Futsuíço do Clube Caça e Tiro 1º de Julho, modalidade de suíço, Categoria Master, que obriga os que com ele tenham relação, a sua total obediência.
Art. 2º - O Campeonato Interno de Futsuíço tem por finalidade desenvolver a prática e o intercâmbio social-esportivo, objetivando a melhoria física e técnica do desporto entre os associados.
II - DA ORGANIZAÇÃO
Art. 3º - O Campeonato Interno de Futsuíço do Clube Caça e Tiro 1º de Julho será promovido pelo próprio clube, através de seu Departamento de Esportes.
Art. 4º - Compete ao Clube Caça e Tiro 1º de Julho, através de seu Departamento de Esportes:
Parágrafo único - O canal oficial de comunicação, que será utilizado pelo Departamento de Esportes do clube junto aos representantes das equipes que participarão do Futsuíço será o site do clube - www.clubecacaetiro.com.br, sem prejuízo de outros canais que poderão ser utilizados, tais como, boletins, editais e portarias.
III - DA PARTICIPAÇÃO
Art. 5º - Participarão do Campeonato Interno de Futsuíço as equipes que confirmaram as suas inscrições, durante o Congresso Técnico (20:00), realizado nas dependências do ginásio do clube.
IV - DO CONGRESSO TÉCNICO
Art. 6º - O Congresso Técnico foi do Futsuíço, com a seguinte ordem do dia:
a) Sorteio dos atletas/confirmação das equipes que participarão do campeonato;
b) Aprovação deste regulamento;
c) Deliberações gerais.
V - DOS PRÊMIOS E TÍTULOS
Art. 7º - Serão conferidos troféus e medalhas aos 1º e 2º colocados da categoria Master, que serão oferecidos pelo promotor - Clube Caça e Tiro 1º de Julho.
VI - DO REGISTRO DE ATLETAS, TÉCNICOS E DIRIGENTES
Art. 8º - O registro de atletas, técnicos e dirigentes será efetuado mediante a apresentação dos seguintes documentos:
Parágrafo 1º - Caso se constate que determinada equipe infringiu qualquer item desse regulamento, esta estará sujeita à penalização com a perda automática dos pontos porventura conquistados na partida em que for constatada a infração. Esses pontos serão revertidos ao seu adversário, considerando o placar de 2 (dois) a 0 (zero) e desconsiderando os gols marcados para efeito de controle da artilharia e do goleiro menos vazado da competição.
Parágrafo 2º - Esta decisão estará a cargo do Departamento de Esportes do Clube Caça e Tiro 1º de Julho e em caso de apresentação de recurso da equipe considerada infratora, a decisão será do Comitê Disciplinar do Clube.
VII - DA PARTICIPAÇÃO DO ATLETA, TÉCNICO E DIRIGENTE
Art. 9º - São condições fundamentais para que o atleta participe do Futsuíço:
VIII - DAS OBRIGAÇÕES DOS ATLETAS E DIRIGENTES
Art. 10 - Será de inteira responsabilidade de cada atleta e/ou dirigente de sua equipe controlar a adimplência de seus débitos junto ao Clube.
Art. 11 - Será considerado inadimplente o atleta, sócio ou dirigente que constar no sistema informatizado do clube, com qualquer débito em aberto.
Art. 12 - O apontador mesário poderá certificar a adimplência de todos os participantes de determinada partida, caso o sistema automatizado do clube estiver operante, momentos que antecedem determinada partida. Em se constando qualquer inadimplência em qualquer obrigação perante o clube, o apontador mesário comunicará o atleta e o dirigente de sua equipe, sobre esta irregularidade.
IX - DOS CRITÉRIOS TÉCNICOS
Art. 13 - O Futsuíço seguirá as regras da modalidade de futebol suíço e o que prevê este regulamento.
Art. 14 - Os jogos serão realizados durante a semana com início às 19:45 .
Art. 15 - Para o início de uma partida deverá ter o mínimo 05 (cinco) atletas por equipe, e no máximo 07 (sete) atletas, cabendo a um deles a função de capitão.
Art. 16 - As equipes deverão se apresentar uniformizadas, camisas ou coletes numerados e apresentar uma bola de futebol suíço em condições de jogo
Art. 17 - Em caso de coincidência de uniforme a equipe mandatária do jogo, ou seja, a equipe que estiver no lado esquerdo da tabela, terá que trocar as camisas ou coletes sem validade de protesto.
Art. 18 - A partida terá a duração de 04 tempos 15 minutos, com intervalo de 05 (cinco) minutos. Apenas os árbitros terão direito a paralisação do cronômetro durante as partidas.
Todos os atletas relacionados na súmula deverão jogar no mínimo 15 minutos no seu período.
O atleta que por ventura venha a se machucar e não cumprir os 15 minutos será substituído por outro atleta mais velho (idade) que estiver presente no jogo.
Art. 19 - Para o início da primeira partida da rodada haverá uma tolerância de 15 minutos no horário estabelecido na programação, o que após essa tolerância, será declarada vencedora por WO a equipe que compareceu, sendo considerado o placar de 02 X 00.
Parágrafo único - As demais partidas previstas para a rodada seguirão o horário previsto na programação, sem a tolerância prevista no caput deste artigo.
Art. 20 - Quando uma partida for suspensa por motivo de força maior, serão jogados os minutos restantes em outra data marcada pelo Departamento de Esportes do Clube, continuando o placar no momento da interrupção bem como os atletas relacionados na sua equipe, independente do tempo que já tenha sido jogado.
Art. 21 - Quando uma partida for interrompida por falta de disciplina das duas equipes, a mesma será anulada e irá a julgamento para sua definição.
Art. 22 - A pontuação das equipes será por pontos ganhos, adotando-se os seguintes critérios:
Vitória |
= 03 pontos |
Empate |
= 01 ponto |
Derrota |
= 00 pontos |
Ausência (WO) |
= - 01 ponto (um ponto negativo) |
X - SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO
Art. 24 - Os critérios de desempate, caso alguma equipe obtenha o mesmo número de ponto, serão os seguintes:
ENTRE DUAS EQUIPES:
ENTRE TRÊS OU MAIS EQUIPES:
Parágrafo 1º - Nas duas semi-finais (categoria master), empatando no tempo regulamentar , a equipe melhor classificada nas duas fases estará na final.
Parágrafo 2º - Na final será melhor de 01 partida sem vantagem.
3ª. FASE – FASE FINAL:
Se a partida terminar empatada no tempo regulamentar, haverá uma prorrogação de 10 minutos, em dois tempos de cinco minutos. Persistindo o empate, o vencedor será conhecido através de cobrança de penalidades máximas, iniciando-se com três batedores de cada lado e persistindo o empate, as cobranças serão alternadas entre as equipes, até conhecer-se o vencedor.
XI - DO CÓDIGO DISCIPLINAR
Art. 24 - O Departamento de Esportes do Clube de Caça e Tiro 1º de Julho, por ato administrativo, poderá suspender atletas, dirigentes e equipes inscritas no Futsuíço, até a análise do Conselho Disciplinar do Clube.
Art. 25 - Todo dirigente será o responsável pelo controle dos cartões disciplinares (amarelo, azul e/ou vermelho) de sua equipe.
Art. 26 - Todo atleta ou dirigente que agredir a arbitragem ou qualquer membro da organização será eliminado do campeonato, em ambas as categorias.
Art. 27 - Fica estabelecido que qualquer protesto será aceito pelo Departamento de Esportes do Futsuíço, se apresentado até o primeiro dia útil subseqüente à data da realização da partida protestada.
Art. 28 - A equipe que levar o primeiro WO pagará uma multa de R$ 100,00 (cem reais).
Art. 29 - A equipe que reincidir o WO será eliminada do campeonato.
Art. 30 - A equipe eliminada do campeonato terá todos os resultados anteriores e futuros desconsiderados, permanecendo apenas as punições aos atletas e dirigentes.
Art. 31 - Os julgamentos disciplinares serão efetuados pelo Conselho Disciplinar do Clube.
Art. 32 - O atleta punido com 03 (três) cartões amarelos deverá cumprir uma partida de suspensão, que deverá ser a partida subseqüente daquela em que recebeu a punição.
Art. 33 - O atleta que for advertido com cartão azul será desclassificado da partida e a equipe terá que cumprir 03 (três) minutos para depois substituir. Só poderá fazê-lo antes do tempo se sofrer o gol. Se durante o campeonato o atleta receber 02 (dois) cartões azuis será suspenso por 01(um) jogo.
Art. 34 - O atleta punido com 01 (um) cartão vermelho será expulso da partida, não podendo ser substituído e pagará uma partida de suspensão, que deverá ser a partida subseqüente daquela em que recebeu a punição, independente do julgamento.
Parágrafo único - O atleta que levar cartão amarelo, azul e/ou vermelho, cumprirá a penalidade na categoria em que estiver disputando.
XII - DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS
Art. 35 – Poderão participar do Futsuíço – categoria master atletas com idade mínima de 45anos a completar no ano de 2015.
Parágrafo Único - Os atletas da categoria Master, poderão disputar as categorias livre e Sênior..
Art. 36 - Foi decidido no congresso técnico que as partidas poderão ser transferidas com a concordância das duas equipes e coordenacào , que serão realizadas na próxima data estabelecida para a categoria.
Parágrafo único - Essa regra não se aplica nas partidas das semifinais e finais do campeonato, cujas marcações das datas e horários, serão da competência do Departamento de Esportes do Clube.
Art. 37 - O Clube Caça e Tiro 1º de Julho não se responsabilizará por acidentes e contusões que durante o campeonato os atletas venham a sofrer.
Art. 38 - As dúvidas não previstas neste Regulamento serão analisadas pelo Departamento de Esportes do Clube de Caça e Tiro 1º de Julho, com parecer conclusivo, cuja decisão será soberana e irrecorrível.
XIII – REGRAS DO JOGO FUTEBOL SUÍÇO
Art. 39 - O goleiro poderá sair da área somente com o pé, não podendo passar do meio de campo. A saída do goleiro fora de sua área de meta para impedir o gol, intencionalmente ou acidentalmente, implicará na penalização de cartão amarelo. Na reincidência, será aplicado cartão azul. Outras atitudes do goleiro com a intenção de interromper a jogada, o mesmo será punido disciplinarmente com uso de cartão.
Parágrafo único - Se uma partida que não poderá haver empate terminar empatada, todos os jogadores serão aptos a cobrar a penalidade.
Art. 40 - A reposição da bola (tiro de meta) deverá ser feita, obrigatoriamente, pelo goleiro manualmente, podendo ultrapassar o meio de campo.
Art. 41 - O atleta que cometer 05 (cinco) faltas individuais em uma partida será substituído.
Art. 42 - Após a 9ª (nona) falta coletiva, será cobrado tiro direto sem barreira batida na sua marcação, se for esta a sua escolha.
Parágrafo único: O técnico ou dirigente da equipe poderá ser advertido pelo árbitro, através de cartão, que será registrado na súmula, somando-o às faltas coletivas da sua equipe.
Art. 43 - As faltas individuais e coletivas permanecerão do 1º para o 4º tempo e prorrogação, caso houver.
Art. 44 - Somente poderá jogar com tênis ou tênis suíço, ficando proibido o uso de chuteiras.
Art. 45 - A penalidade máxima será cobrada livremente.
Responsável Técnico
Iocimar Ambrosio
Diretor de Esportes
FÓRMULA DE DISPUTA
CATEGORIA MASTER
1ª FASE: Todos jogarão entre si em turno e returno.
2ª FASE – SEMI-FINAL – Cruzamento olímpico em duas partida
Será dividida em duas categorias sendo que as 4 (quatro) primeiras equipes integrarão o módulo OURO e as outras 4 (quatro) equipes o modulo PRATA.
OURO |
1 º X 4 º |
2 º X 3 º |
PRATA |
5 º X 8 º |
6 º X 7 º |
3ª FASE – FINAL
OURO - VENC. X VENC. DISPUTA DO 1 º E 2 º LUGAR
PRATA - VENC. X VENC. DISPUTA DO 1 º E 2 º LUGAR
Copyright 2024 - Todos os direitos reservados. Cópia ou reprodução parcial proibida.
Razão Social: CLUBE CAÇA E TIRO 1º DE JULHO
CNPJ: 82.790.593/0001-00
Fone: (49) 3222-1699
E-mail: secretaria@clubecacaetiro.com.br