Dicas » É hora de se preparar para o verão

Independentemente do seu estado físico, são necessários em média dois meses para começar a sentir os resultados dos exercícios feitos na academia. Ou seja, mexa-se já!

Com a ajuda de profissionais competentes, e isso passa pela escolha de uma boa academia, é possível estar com um corpo "bacaninha" para exibir por aí no verão. De sedentários acima do peso a magrinhos interessados em ganhar massa muscular, existem programas para todos os casos e gostos, mas é necessário cuidado para não arriscar sua saúde.

De maneira geral, quem nunca teve uma prática física frequente e quer perder a barriguinha vai passar por exercícios de trabalho aeróbio leves e musculação. A bicicleta ergométrica e aulas de aeróbica para iniciantes vão garantir a queima de gordura. A musculação desenvolverá um apoio correto para as articulações, vai evitar lesões e preparar o novo esportista para exigir cada vez mais do corpo.

Não adianta se enganar. Quem vai pisar pela primeira vez em uma academia não poderá ralar muito, vai fazer muito treinamento leve e, provavelmente, dia sim, dia não. Aliás, se você chegar a academia e o instrutor colocar você para participar da mesma aula que alunos já escolados, esse é um grande sinal de perigo.

E quem já está quase em forma?
Para quem não está acima do peso e quer ganhar massa, a ênfase fica mesmo na musculação. Se já houve um treinamento prévio, o aluno poderá começar com exercícios de média dificuldade (duas séries de 20 repetições cada) e ir aumentando o esforço gradativamente. Como complementação, devem ser desenvolvidos exercícios aeróbios, mas com pouca intensidade.

No caso de quem quer ganhar massa muscular, pedalar ou correr na esteira ajuda a melhorar a circulação e a oxigenação do organismo, mas em excesso pode "roubar" energia que estaria sendo usada na musculação.

Finalmente, se a idéia é só melhorar a silhueta (no caso das mulheres), o ideal é unir musculação leve e ginástica localizada. Ampliar o tônus muscular garante formas mais definidas e a ginástica aumenta coxas, bumbum e peito. Nesse caso, é importante lembrar que não dá para misturar em um dia exercícios que trabalhem o mesmo grupo muscular, sob o risco de provocar uma sobrecarga. Também são importantes trabalhos aeróbios, como bicicleta ergométrica e esteira, para queimar excessos de gordura e fazer os músculos, mais definidos, aparecerem melhor.

Todos os programas de exercícios devem ser acompanhados de alongamentos, para garantir que o corpo não perca flexibilidade. É obrigatório também o acompanhamento de especialistas para garantir a dose certa de cada exercício e, consequentemente, a saúde do aluno.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/equi20000920_serieexercicioabre.shtml
esporte
Clique aqui e fique por dentro de todas as notícias no esporte do Clube Caça e Tiro
social
Clique aqui e saiba tudo que acontece nos eventos do Clube Caça e Tiro