TERMO DE RESPONSABILIDADE DE USO DE ESTANDE DE TIRO

CLUBE DE CAÇA E TIRO 1º DE JULHO – LAGES-SC

I. TERMO DE RESPONSABILIDADE DE USO DE ESTANDE DE TIRO

Todos usuários (Atiradores – Técnicos – Árbitros – Pessoal de Apoio) são responsáveis pela segurança nos estandes do clube Caça e Tiro 1º de Julho.

Preservar a vida, a segurança coletiva, a legalidade e o patrimônio, é o escopo deste Termo, o Clube tem a obrigação de adotar medidas que melhor orientem no uso dos seus espaços e os Associados, usuários e funcionários de zelar pelo cumprimento das regras de funcionamento.

Os usuários dos Estandes devem respeitar e acatar as normas estabelecidas para que não haja acidentes/incidentes no andamento de treinos, competições e outras atividades.

Eventuais danos ao patrimônio são de responsabilidade do causador.

As normas e orientações sobre práticas de tiro que excedam a este Termo serão afixadas em área comum dos Estandes de acordo com a modalidade.

Cumprir a Legislação que regula as atividades de Estandes de Tiro e utilização de Armas e Munições – Lei 10826 de 22/12/2003, Decreto 5123 de 01/0//2004, R105 do Exército Brasileiro.

1. II.            DA HABILITAÇÃO

O Estande de Tiro em toda sua abrangência é de uso coletivo e de direito a todo associado que preencha os requisitos abaixo e não possua impeditivo legal.

1. Ser possuidor de Certificado de Registro do Exército (CR) para prática com Armas de Fogo.
  2. Possuir Porte de Arma ou Porte Funcional expedido por autoridade competente.
  3. Assinar o Termo de responsabilidade para uso dos espaços de prática de tiro, incluindo as práticas de Carabina Ar, Pistola Ar e as que Incluam Armas de Fogo.

1. ORIENTAÇÕES PARA O USO DO ESTANTE
    1. Para uso dos estandes, fora dos horários de treino das equipes esportivas que representam o Clube de Caça e Tiro é necessário agendamento na secretaria.

1. Não é permitido a entrada de convidado(s) na área de tiro sem a autorização da Presidência ou Diretoria Administrativa.

1. Documentos comprobatórios de regularidade do atirador e das armas poderão ser solicitados durante o uso do estande, por autoridades do Exército ou membros da diretoria de tiro do Clube de caça e Tiro 1º Julho.

1. Após os treinos os atiradores deverão recolher os suportes, Alvos e cápsulas vazias, zelando pela ordem e limpeza.

1. O clube de Caça e Tiro 1º de Julho deve fazer cumprir as normas de segurança em situações que impliquem risco aos associados;

1. Os sócios e convidados deverão utilizar sempre óculos protetores e abafadores de ruídos quando estiverem na área de tiro;

1. O ingresso de qualquer armamento no estande deverá ser acompanhado de CRAF e a respectiva GTE ou porte de arma, todos dentro do prazo de validade; sendo obrigatório apresentação destes ao adentrar ao Estande;

1. Não será permitida a entrada de pessoas fazendo uso ou sob efeito de bebida alcoólica ou substância psicotrópica.

1. Os usuário com CR (Desportistas ou Caçadores ) deverão informar através do Registro de Atividade, as atividades de tiro, conforme exigência do Exército.

1. IV.          ESTANDE DE AR COMPRIMIDO
    1. Utilizado para provas com armas de ar comprimido, cursos, treinos e outras atividades. Para o Estande de 10 mts o calibre autorizado é o 4,5mm (.177) em razão da preservação dos suportes de alvos e demais equipamentos. O uso de calibre superior é limitado para práticas no Estande de 25 Mts.

V.  ESTANDE DE 25/ 50MTS PARA PRÁTICA DE TIRO COM ARMAS DE FOGO

1. Estande próprio para utilização em provas, treinos e cursos com armas de fogo, em distâncias de até 25mts ou 50 mts

1. Para disparos de armar de fogo em distâncias menores, o atirador deve ir à frente aproximando-se da linha de alvos, para que disparos não causem danos ao patrimônio ou acidentes. Os calibres permitidos são os mesmos aplicados nas provas da CBTE.

1. ORIENTAÇÕES GERAIS
    1. O não cumprimento das normas acima acarretará sanções legais e administrativas que podem ser advertência, suspensão ou outras providências previstas no Regimento do Clube ou demandadas pelo Conselho Deliberativo do Clube.

1. Situações adversas serão autorizadas ou não pela Presidência do Clube de Caça e Tiro 1º de Julho.

Nome: _______________________________________

Certificado de Registro(CR):