Dicas » Hipertensão

O que é?

A hipertensão arterial (HTA) ou hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, medida com esfigmomanômetro ("aparelho de pressão"), tendo como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse e outras (veja causas de Hipertensão, mais abaixo).
A sua incidência aumenta com a idade. Imagine uma rua estreita com excesso de veículos, assim é a hipertensão: um desequilíbrio entre o volume de sangue em circulação - a quantidade de carros – e a capacidade dos vasos - a rodovia, na nossa comparação. E por que os tais "14 por nove" assustam tanto? A expressão está na boca do povo, mas pouca gente sabe por que cruzar esse limiar é tão perigoso quando se trata de pressão arterial. Além dessa fronteira, significa que o coração está fazendo muita força para mandar o sangue para o corpo porque o líquido encontra dificuldades em circular. O problema é grave e, se não for controlado, pode ser fatal. Infelizmente, dos cerca de 30 milhões de brasileiros que têm a pressão nas alturas, metade nem suspeita da encrenca.

Causas da Hipertensão

Em 95% dos casos é praticamente impossível estabelecer com precisão o que levou a pressão às alturas. Vários fatores estão envolvidos no problema, desde desequilíbrios hormonais e nervosos, até certos hábitos. Na verdade, acredita-se que ela seja resultado de uma mistura de genética com estilo de vida tanto que filhos de hipertensos têm mais chances de desenvolver a doença. E atenção: na maior parte das vezes, a subida da pressão não dá absolutamente nenhum sinal. Não é à toa que é chamada de inimigo silencioso. Sintomas normalmente associados a esse disparo, como dor de cabeça, palpitações ou vista embaçada, podem até aparecer nesses pacientes, mas não espere por eles para checar sua pressão.
A pressão alta faz com que as artérias fiquem mais espessadas e estreitadas, e podem começar a ter placas de gordura aderidas as suas superfícies, fazendo com que cada vez mais o sangue tenha dificuldade em passar pelas artérias do corpo. Com isto o coração que é um órgão constituído por músculos vai se hipertrofiando por excesso de esforço e passa a aumentar de tamanho. Na seqüência do processo as artérias perdem sua elasticidade, ficam endurecidas, e passam a ter possibilidade de entupimento ou rompimento, que quando ocorre em locais como o cérebro, rins e coração podem levar as sérias complicações ou a morte dos pacientes. Quando ocorre entupimento é infarto, e o rompimento o derrame, ambas as situações graves e que podem ser devidas a hipertensão.

Afinal o que significam os valores

Ao colocar o braço no esfigmomanômetro - é esse o nome do aparelho usado para medir a pressão - o primeiro número indica a força que o coração faz na sístole, ou seja, na contração para bombear o sangue e irrigar o corpo. O segundo valor aponta a dilatação dos vasos quando o músculo cardíaco se relaxa, a diástole. Aí acontece a pressão mínima. E não simplifique: o certo é dizer 120 por 80, por exemplo. Isso traduz a medida em milímetros de mercúrio, a unidade usada para medir a pressão.

A classificação brasileira

Para classificar a pressão dos brasileiros os médicos seguem a IV Diretriz Brasileira sobre Hipertensão, de 2002.

Sistólica Diastólica
Ótima Menor que 120 Menor que 80
Normal Menor que 130 Menor que 85
Limítrofe 130-139 85-89

Hipertensos
Estágio 1 140-159 90-99
Estágio 2 160-179 100-109
Estágio 3 Maior que 180 Maior que 110

Tratamento

O controle dos ponteiros passa, necessariamente, por mudanças no estilo de vida. Para alguns pacientes, ajustes na dieta e a atividade física são suficientes para domar a pressão. Outros precisam de remédios. E vale lembrar: a hipertensão não tem cura, por isso os cuidados são para toda a vida. Antes de receitar a melhor opção, os médicos enquadram a pessoa em grupos de risco, levando em conta outros fatores de risco como fumo, taxa de colesterol, diabete, história familiar, lesões em órgãos, doenças cardiovasculares e renais, retinopatia hipertensiva e doença arterial periférica.