atividades esportivas - Futebol suiço
CAMPEONATO FUTSUÍÇO 2014/2015 MASTER

REGULAMENTO GERAL
Categoria Master

I – FINALIDADE

 

Art. 1º - Este regulamento é o conjunto de disposições que regem o Campeonato Interno de Futsuíço do Clube Caça e Tiro 1º de Julho, modalidade de suíço, Categoria Master, que obriga os que com ele tenham relação, a sua total obediência.

Art. 2º - O Campeonato Interno de Futsuíço tem por finalidade desenvolver a prática e o intercâmbio social-esportivo, objetivando a melhoria física e técnica do desporto entre os associados.

 

II - DA ORGANIZAÇÃO

Art. 3º - O Campeonato Interno de Futsuíço do Clube Caça e Tiro 1º de Julho será promovido pelo próprio clube, através de seu Departamento de Esportes.

Art. 4º - Compete ao Clube Caça e Tiro 1º de Julho, através de seu Departamento de Esportes:

  1. Elaborar a programação e o calendário da competição, determinando a tabela, as datas e os horários das partidas;
  2. Receber do Delegado/Coordenador Técnico a súmula das partidas, com as anotações das ocorrências, se houver;
  3. Contratar e coordenar as arbitragens e mesários para o campeonato;
  4. Manter o site do clube – www.clubecacaetiro.com.br atualizado com as informações dos números do campeonato (tabela, horários, resultados, classificação, artilharia e regulamento);
  5. Nomear auxiliares específicos para o bom andamento dos trabalhos;
  6. Mediar divergências ocorridas antes, durante e após as partidas;
  7. Tomar decisões que não estejam previstas neste regulamento.

 

Parágrafo único - O canal oficial de comunicação, que será utilizado pelo Departamento de Esportes do clube junto aos representantes das equipes que participarão do Futsuíço será o site do clube - www.clubecacaetiro.com.br, sem prejuízo de outros canais que poderão ser utilizados, tais como, boletins, editais e portarias.


III - DA PARTICIPAÇÃO

Art. 5º - Participarão do Campeonato Interno de Futsuíço as equipes que confirmaram as suas inscrições, durante o Congresso Técnico (20:00), realizado nas dependências do ginásio do clube.

 

IV - DO CONGRESSO TÉCNICO

Art. 6º - O Congresso Técnico foi do Futsuíço, com a seguinte ordem do dia:

a) Sorteio dos atletas/confirmação das equipes que participarão do campeonato;
b) Aprovação deste regulamento;
c) Deliberações gerais.

 

V - DOS PRÊMIOS E TÍTULOS

Art. 7º - Serão conferidos troféus e medalhas aos 1º e 2º colocados da categoria Master, que serão oferecidos pelo promotor - Clube Caça e Tiro 1º de Julho.

 

VI - DO REGISTRO DE ATLETAS, TÉCNICOS E DIRIGENTES

Art. 8º - O registro de atletas, técnicos e dirigentes será efetuado mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  1. No ato da inscrição para o campeonato, apresentar relação nominal dos atletas, técnicos e dirigentes, sendo que:
    1. A súmula ficará aberta até o final de cada partida, para a inclusão de atleta inscrito constante da relação de inscrições.
  1. Para suas inscrições em cada partida deverá ter no mínino 05 e no máximo 17 atletas e apresentar a carteira social expedida pelo clube.


Parágrafo - Caso se constate que determinada equipe infringiu qualquer item desse regulamento, esta estará sujeita à penalização com a perda automática dos pontos porventura conquistados na partida em que for constatada a infração. Esses pontos serão revertidos ao seu adversário, considerando o placar de 2 (dois) a 0 (zero) e desconsiderando os gols marcados para efeito de controle da artilharia e do goleiro menos vazado da competição.

Parágrafo 2º - Esta decisão estará a cargo do Departamento de Esportes do Clube Caça e Tiro 1º de Julho e em caso de apresentação de recurso da equipe considerada infratora, a decisão será do Comitê Disciplinar do Clube.

 

VII - DA PARTICIPAÇÃO DO ATLETA, TÉCNICO E DIRIGENTE

Art. 9º - São condições fundamentais para que o atleta participe do Futsuíço:

  1. Estar devidamente inscrito no Futsuíço;
  2. Apresentar ao mesário, em cada partida, a sua carteira social do clube, para que este possa fazer a sua inscrição na súmula do jogo, que será devolvida após o final da partida, juntamente com cópia da súmula do jogo;
  3. Não estar cumprindo punição irrecorrível imposta pelo clube;
  4. Estar devidamente em dia com suas obrigações financeiras (mensalidades, jóias e outros débitos) com o Clube de Caça e Tiro 1º de Julho, cujos pagamentos poderão ser efetuados única e exclusivamente em um dos canais devidamente autorizados pelo clube (bancos, lotéricas e secretaria do clube).

 

VIII - DAS OBRIGAÇÕES DOS ATLETAS E DIRIGENTES

Art. 10 - Será de inteira responsabilidade de cada atleta e/ou dirigente de sua equipe controlar a adimplência de seus débitos junto ao Clube.

Art. 11 - Será considerado inadimplente o atleta, sócio ou dirigente que constar no sistema informatizado do clube, com qualquer débito em aberto.

Art. 12 - O apontador mesário poderá certificar a adimplência de todos os participantes de determinada partida, caso o sistema automatizado do clube estiver operante, momentos que antecedem determinada partida. Em se constando qualquer inadimplência em qualquer obrigação perante o clube, o apontador mesário comunicará o atleta e o dirigente de sua equipe, sobre esta irregularidade.

 

IX - DOS CRITÉRIOS TÉCNICOS

Art. 13 - O Futsuíço seguirá as regras da modalidade de futebol suíço e o que prevê este regulamento.

Art. 14 - Os jogos serão realizados durante a semana com início às 19:45 .

Art. 15 - Para o início de uma partida deverá ter o mínimo 05 (cinco) atletas por equipe, e no máximo 07 (sete) atletas, cabendo a um deles a função de capitão.

Art. 16 - As equipes deverão se apresentar uniformizadas, camisas ou coletes numerados e apresentar uma bola de futebol suíço em condições de jogo

Art. 17 - Em caso de coincidência de uniforme a equipe mandatária do jogo, ou seja, a equipe que estiver no lado esquerdo da tabela, terá que trocar as camisas ou coletes sem validade de protesto.

Art. 18 - A partida terá a duração de 04 tempos 15 minutos, com intervalo de 05 (cinco) minutos. Apenas os árbitros terão direito a paralisação do cronômetro durante as partidas.
Todos os atletas relacionados na súmula deverão jogar no mínimo 15 minutos no seu período.
O atleta que por ventura venha a se machucar e não cumprir os 15 minutos será substituído por outro atleta mais velho (idade) que estiver presente no jogo.

Art. 19 - Para o início da primeira partida da rodada haverá uma tolerância de 15 minutos no horário estabelecido na programação, o que após essa tolerância, será declarada vencedora por WO a equipe que compareceu, sendo considerado o placar de 02 X 00.

Parágrafo único - As demais partidas previstas para a rodada seguirão o horário previsto na programação, sem a tolerância prevista no caput deste artigo.

Art. 20 - Quando uma partida for suspensa por motivo de força maior, serão jogados os minutos restantes em outra data marcada pelo Departamento de Esportes do Clube, continuando o placar no momento da interrupção bem como os atletas relacionados na sua equipe, independente do tempo que já tenha sido jogado.

Art. 21 - Quando uma partida for interrompida por falta de disciplina das duas equipes, a mesma será anulada e irá a julgamento para sua definição.

Art. 22 - A pontuação das equipes será por pontos ganhos, adotando-se os seguintes critérios:


Vitória

= 03 pontos

Empate

= 01 ponto

Derrota

= 00 pontos

Ausência (WO)

= - 01 ponto (um ponto negativo)

 

 

 

X - SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO

Art. 24 - Os critérios de desempate, caso alguma equipe obtenha o mesmo número de ponto, serão os seguintes:

  1. 1ª. FASE - FASE CLASSIFICATÓRIA

ENTRE DUAS EQUIPES:

      1. Confronto Direto
      2. Menor número de gols sofridos
      3. Maior número de gols marcados
      4. Menor número de Cartões Vermelhos
      5. Melhor número de Cartões Amarelos
      6. Sorteio

ENTRE TRÊS OU MAIS EQUIPES:

  1. Maior número de vitórias
  2. Menor número de gols sofridos
  3. Maior número de gols marcados
  4. Menor número de Cartões Vermelhos
  5. Melhor número de Cartões Amarelos
  6. Sorteio

Parágrafo 1º - Nas duas semi-finais (categoria master), empatando no tempo regulamentar , a equipe melhor classificada nas duas fases estará na final.

Parágrafo 2º - Na final será melhor de 01 partida sem vantagem.
3ª. FASE – FASE FINAL:
Se a partida terminar empatada no tempo regulamentar, haverá uma prorrogação de 10 minutos, em dois tempos de cinco minutos. Persistindo o empate, o vencedor será conhecido através de cobrança de penalidades máximas, iniciando-se com três batedores de cada lado e persistindo o empate, as cobranças serão alternadas entre as equipes, até conhecer-se o vencedor.

 

XI - DO CÓDIGO DISCIPLINAR

Art. 24 - O Departamento de Esportes do Clube de Caça e Tiro 1º de Julho, por ato administrativo, poderá suspender atletas, dirigentes e equipes inscritas no Futsuíço, até a análise do Conselho Disciplinar do Clube.

Art. 25 - Todo dirigente será o responsável pelo controle dos cartões disciplinares (amarelo, azul e/ou vermelho) de sua equipe.

Art. 26 - Todo atleta ou dirigente que agredir a arbitragem ou qualquer membro da organização será eliminado do campeonato, em ambas as categorias.

Art. 27 - Fica estabelecido que qualquer protesto será aceito pelo Departamento de Esportes do Futsuíço, se apresentado até o primeiro dia útil subseqüente à data da realização da partida protestada.


Art. 28 - A equipe que levar o primeiro WO pagará uma multa de R$ 100,00 (cem reais).

Art. 29 - A equipe que reincidir o WO será eliminada do campeonato.

Art. 30 - A equipe eliminada do campeonato terá todos os resultados anteriores e futuros desconsiderados, permanecendo apenas as punições aos atletas e dirigentes.

Art. 31 - Os julgamentos disciplinares serão efetuados pelo Conselho Disciplinar do Clube.

Art. 32 - O atleta punido com 03 (três) cartões amarelos deverá cumprir uma partida de suspensão, que deverá ser a partida subseqüente daquela em que recebeu a punição.

Art. 33 - O atleta que for advertido com cartão azul será desclassificado da partida e a equipe terá que cumprir 03 (três) minutos para depois substituir. Só poderá fazê-lo antes do tempo se sofrer o gol. Se durante o campeonato o atleta receber 02 (dois) cartões azuis será suspenso por 01(um) jogo.

Art. 34 - O atleta punido com 01 (um) cartão vermelho será expulso da partida, não podendo ser substituído e pagará uma partida de suspensão, que deverá ser a partida subseqüente daquela em que recebeu a punição, independente do julgamento.

Parágrafo único - O atleta que levar cartão amarelo, azul e/ou vermelho, cumprirá a penalidade na categoria em que estiver disputando.

 

XII - DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

Art. 35 – Poderão participar do Futsuíço – categoria master atletas com idade mínima de 45anos a completar no ano de 2015.
Parágrafo Único - Os atletas da categoria Master, poderão disputar as categorias livre e Sênior..
Art. 36 - Foi decidido no congresso técnico que as partidas poderão ser transferidas com a concordância das duas equipes e coordenacào , que serão realizadas na próxima data estabelecida para a categoria.

Parágrafo único - Essa regra não se aplica nas partidas das semifinais e finais do campeonato, cujas marcações das datas e horários, serão da competência do Departamento de Esportes do Clube.

Art. 37 - O Clube Caça e Tiro 1º de Julho não se responsabilizará por acidentes e contusões que durante o campeonato os atletas venham a sofrer.

Art. 38 - As dúvidas não previstas neste Regulamento serão analisadas pelo Departamento de Esportes do Clube de Caça e Tiro 1º de Julho, com parecer conclusivo, cuja decisão será soberana e irrecorrível.

 

XIII – REGRAS DO JOGO FUTEBOL SUÍÇO

Art. 39 - O goleiro poderá sair da área somente com o pé, não podendo passar do meio de campo. A saída do goleiro fora de sua área de meta para impedir o gol, intencionalmente ou acidentalmente, implicará na penalização de cartão amarelo. Na reincidência, será aplicado cartão azul. Outras atitudes do goleiro com a intenção de interromper a jogada, o mesmo será punido disciplinarmente com uso de cartão.

Parágrafo único - Se uma partida que não poderá haver empate terminar empatada, todos os jogadores serão aptos a cobrar a penalidade.

Art. 40 - A reposição da bola (tiro de meta) deverá ser feita, obrigatoriamente, pelo goleiro manualmente, podendo ultrapassar o meio de campo.

Art. 41 - O atleta que cometer 05 (cinco) faltas individuais em uma partida será substituído.

Art. 42 - Após a 9ª (nona) falta coletiva, será cobrado tiro direto sem barreira batida na sua marcação, se for esta a sua escolha.
Parágrafo único: O técnico ou dirigente da equipe poderá ser advertido pelo árbitro, através de cartão, que será registrado na súmula, somando-o às faltas coletivas da sua equipe.

Art. 43 - As faltas individuais e coletivas permanecerão do 1º para o 4º tempo e prorrogação, caso houver.

Art. 44 - Somente poderá jogar com tênis ou tênis suíço, ficando proibido o uso de chuteiras.

Art. 45 - A penalidade máxima será cobrada livremente.

 

 

Sérgio Luiz Arruda Campos

Responsável Técnico

Iocimar Ambrosio
Diretor de Esportes

FÓRMULA DE DISPUTA
CATEGORIA MASTER
1ª FASE: Todos jogarão entre si em turno e returno.

2ª FASE – SEMI-FINAL – Cruzamento olímpico em duas partida
Será dividida em duas categorias sendo que as 4 (quatro) primeiras equipes integrarão o módulo OURO e as outras 4 (quatro) equipes o modulo PRATA.

OURO

1 º X 4 º

2 º X 3 º

PRATA

5 º X 8 º

6 º X 7 º




3ª FASE – FINAL

OURO - VENC. X VENC. DISPUTA DO 1 º E 2 º LUGAR
PRATA - VENC. X VENC. DISPUTA DO 1 º E 2 º LUGAR

esporte
Clique aqui e fique por dentro de todas as notícias no esporte do Clube Caça e Tiro
social
Clique aqui e saiba tudo que acontece nos eventos do Clube Caça e Tiro